domingo, 27 de maio de 2007

Miss Piauí Universo 1956 - Teresinha de Jesus Estêves Alcântara



Miss Piauí Universo 1956

Data: 19 de maio de 1956
Local: Club dos Diários – Teresina - PI
Patrocinador: Diários e Emissoras Associados
Coordenador: José Lopes dos Santos

Número de candidatas: 3

Resultados:
1º - Miss Diretório Acadêmico Club dos Diários - Teresinha de Jesus Estêves Alcântara

Demais Candidatas:
Sem ordem de classificação
2 - Miss Associação Atlética Banco do Brasil e Clube do Comerciário - Denise Ribeiro de Farias
3 - Miss Clube do Comércio - Yolanda Machado

#Teresinha representou na passarela do concurso Miss Piauí 1956, o Diretório Acadêmico Club dos Diários. Por ter sido indicada pela cidade de Altos, é também considerada Miss Altos 1956.
#A vencedora era menor de idade, contava, à época do concurso, 16 aninhos de idade.
#As medidas de Miss Piauí Universo 1956 eram 1.66m de altura, 59kg, 91-64-90, coxa 51, tornozelo 22. Cabelos e olhos pretos.
#Teresinha casou-se logo após o término do seu reinado, com o empresário piauiense Francisco Costa, que se elegeria posteriormente Deputado Estadual.
#Quatro filhos teve a nossa Miss Piauí Universo 1956. Mora atualmente em Teresina, sendo uma das mulheres mais queridas do Piauí, por tudo o que representa para nós.
#Teresinha Alcântara foi capa da revista O Cruzeiro nº 44 de 18 de agosto de 1956, com uma extensa reportagem intitulada: “Doce de Mangaba”. Foi capa de revistas e reportagens na Alemanha.
#A revista "A Cigarra" enaltecia a beleza de Teresinha, dizendo: "Teresinha foi o anjo do concurso. Angelical eram realmente sua aparência, seu sorriso, até mesmo seu espírito."
#Assim como Emília Barreto Corrêa Lima, Teresinha teve uma belíssima carta escrita por Rachel de Queiroz, em sua seção “Última Página” na revista O Cruzeiro.
#Denise Ribeiro de Farias era radialista, com o codinome “Sandra”. Era a favorita ao título.
#Tanto Denise quanto Yolanda moram atualmente no Distrito Federal.

Fontes: Revista O Cruzeiro nº 44 de 18/08/56; Manchete, Revista "A Cigarra" de agosto de 1956 e informações do missólogo piauiense Fernando Bandeira.
Fotos: 1- Revista A Cigarra - Acervo Fernando Bandeira e 2 - Acervo Fernando Bandeira (Vemos as três candidatas, Teresinha Alcântara, Yolanda Machado e Denise Ribeiro Farias).

Um comentário:

Misses na Passarela disse...

Caríssimo amigo Jr. excelente reportagem! Com a ajuda extra do Fernando, nosso missólogo piauiense, ficou arretado mesmo! Fecho com vocês dizendo apenas que Miss Teresinha era um "doce de mangaba"! Pra quem não sabe a mangaba é uma fruta silvestre, muito exótica, de sabor inesquecível e típica do final do ano aqui no Ceará. Abração!